terça-feira, 25 de novembro de 2008

desenhoscomluz-apaf.blogspot.com

desenhoscomluz-apaf.blogspot.com é um blog da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, entidade que reúne fotógrafos amadores e profissionais e que visa o desenvolvimento da fotografia, enquanto forma de expressão artística ou como forma de actividade profissional. Fundada em 1949 conta actualmente com 600 associados. 

Das actividades que a APAF desenvolve há que destacar as que se destinam à formação, tais como cursos de fotografia, workshops temáticos, passeios, colóquios com convidados ligados à fotografia e ao jornalismo ou demonstrações de equipamentos. Damos formação há mais de uma década, tendo saído dos nossos cursos diversos fotógrafos profissionais nas áreas do fotojornalismo, moda, publicidade e edição.

Entendemos a formação não como um mero acumular de técnicas mas como uma conciliação entre o conhecimento e aplicação da técnica nos momentos apropriados e a inovação e maturidade estética, adquirida por um somatório de conhecimento e pesquisa. Por isso nos nossos cursos inserimos um contacto assíduo com fotógrafos de várias áreas, que transmitem aos alunos os seus conhecimentos e experiência, mas também a reflexão e o debate da imagem enquanto acto criativo. 

A APAF desenvolve também actividades lúdicas, com destaque para os passeios culturais e fotográficos, onde a História, a Cidadania e a Fotografia se cruzam. Entendemos que a componente cultural é o cimento que permite alargar horizontes culturais e humanos, funcionando como um complemento cada vez mais essencial à fotografia enquanto expressão artística. 

3 comentários:

  1. Viva
    excelente esta nova iniciativa da APAF, acima de tudo penso que será uma partilha de conhecimentos e de belas imagens.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. Excelente iniciativa esta recolha de informação acerca do melhor da fotografia.

    Já está nos meus Blog´s a seguir diariamente.

    Bem hajam pelo esforço.

    ResponderEliminar
  3. mais uma forma de nao perder de vista a APAF que, subtilmente vai promovendo a rate fotográfica sem os pretenciosismos infelizmente tão habituais. vejamos fotografia que é para isso que ela serve.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.