
Enquanto fotojornalista, natural de um país onde a subnutrição e as condições precárias de vida afectam a maior parte da população, Akash sentiu a necessidade de dar voz a quem não a tem e focar as trevas densas desta realidade que raras vezes os nossos olhos alcançam. Todas as fotografias que capta, são obtidas com esse propósito: “as minhas imagens são a minha voz e quero mostrar tudo o que deveria ser modificado ou estimado”, afirma. Apesar das circunstâncias de algumas pessoas que retrata - do cinzentismo que as envolve, da decadência e das condições deploráveis em que vivem – elas são sempre as protagonistas, os heróis, que, graças ao seu carácter e grandeza de alma, surgem como verdadeiras lições de vida. Para Akash, este é o seu dever, enquanto fotógrafo e artista: dar a conhecer cada um dos aspectos e contingências do mundo em que vivemos, mostrar o que por vezes não deveria ser mostrado, ir para além do visível e enquadrar cada aspecto da pobreza, da miséria e do sofrimento que encontra – porque o único pecado de um fotógrafo é virar a cara para o lado.
Absolutamente hermoso trabajo, felicitaciones!
ResponderEliminarFabinho Augusto - Brasil
Vi cuidadosamente o trabalho deste jovem num site que agrupa fotografos - http://www.panos.co.uk/bin/panos2.dll/go?a=disp&t=tp-loader.html&tpl=site\photographersmap.html&topic=1003&_yp1=0&_yp2=0&_yp8=0&_men=menu_7&_m=7&_s=0&_ml=Photographers&_sl=&si=D6BBBDC132EF4315B087669B64756F - de muitas nacionalidades. Portugueses ? Nem um para amostra. :(
ResponderEliminarVisitei depois o site pessoal de Akash - http://www.gmb-akash.com/index.html - e percebi melhor a dimensão de um trabalho de grande envergadura e coerência com imagens captadas desde a Alemanha à India passando pelo Paquistão. A não perder :)
Obrigado pela notícia :)
-
" Today, I count myself blessed, having become a photographer. To be able to articulate the experiences of the voiceless, to bring their identity to the forefront, gives meaning and purpose to my own life "
CMB AKASH