domingo, 14 de dezembro de 2008

Espólio Fotográfico Português



O comendador Mário Ferreira e o CEPESE (Centro de Estudos da População Economia e Sociedade) vão proceder ao lançamento da obra Espólio Fotográfico Português, coordenada pelo professor doutor Fernando Sousa e que contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, engenheiro Mariano Gago. Este lançamento será complementado com a apresentação do site www.espoliofotograficoportugues.pt , um projecto que tem início com o acervo da Fotografia Beleza, no Porto.

Recorde-se que a Fotografia Beleza foi fundada no Porto, em 1907, na Rua de Santa Teresa. O seu fundador, António Beleza, já antes dono da Royal Foto, tornou a nova casa numa referência da fotografia portuense, para isso contribuindo também a acção de Moreira de Campos, que dirigiu a casa depois de 1918 e de António Lopes Moreira, seu proprietário após 1935. Se considerarmos que António Beleza havia possuído a sua Royal Foto no mesmo local em que Emilio Biel tivera o seu atelier e que lhe adquirira uma grande parte do seu espólio fotográfico, facilmente podemos constatar que os registos fotograficos hoje acumulados ultrapassam a vida da própria Fotografia Beleza e, com isso, ganham uma importância histórica para a cidade e para o país.

De facto, esta é uma das riquezas do projecto, que se propõe iniciar a recolha de espólio fotográfico, uma tarefa que, como sabemos, até há alguns uns anos estava a cargo do Centro Português de Fotografia e que hoje não se sabe bem a quem está atribuída. Sublinhe-se que a Fotografia Beleza, possuindo um estúdio ainda com decoração do início do século XX, nos deixou um dos maiores espólios fotográficos que se conhecem, constituído por mais de 10 000 chapas de vidro, de paisagens a retratos, passando pela vida urbana e industrial. Este espólio é, provavelmente, o mais importante fundo do século XX com origem numa casa fotográfica portuguesa e inclui documentação textual de suporte. Por último recorde-se o propósito futuro das entidades envolvidas em adquirirem outros espólios semelhantes.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.