segunda-feira, 3 de maio de 2010

Prémio Estação Imagem/Mora

Desde há muito que em Mora a fotografia é acarinhada pela câmara local. Há alguns anos foi lançada uma Bienal de Fotografia que, embora tendo um figurino diferenciado em relação aos concursos de fotografia, acabou por se esgotar em termos da inovação pretendida. Depois, foi pensar a imagem com um sentido de património, criando condições de arquivo. Surge agora este prémio, que se configura como mais um patamar de exigência, sempre crescente, e que faz com que se olhe para aquele pedaço do Alentejo, com uma maior e merecida atenção por parte de todos quantos gostam de fotografia. Aliás, é claro e assumido o objectivo de colocar Mora no mapa da fotografia portuguesa, num percurso que ainda será longo, mas que poderá contribuir para Mora se tornar uma referência no nosso panorama cultural e fotográfico. Para mais, os trabalhos apresentados a concurso permitiram uma interessante visão da fotografia portuguesa, com alguns nomes ligados a colectivos de fotógrafos a sobressairem, podendo a sua entrevista ser vista no blog Arte Photographica em artephotographica.blogspot.com/2010/04/ayperi-ecer.html

Paulo Pimenta, fotojornalista do Público foi o vencedor do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem / Mora, com um trabalho que aborda o abandono a que foi votada a linha de comboio, conhecida pela linha do Sabor, no norte do país. Os restantes vencedores foram Nélson d’Aires (Kameraphoto) com o prémio Eleições 2009, Jorge Monteiro (gestifutemedia) na modalidade de Desporto, Gonçalo Rosa da Silva (Visão) em Arte e Espectáculos, Nuno Ferreira (Correio da Manhã / Lusa Viseu) com o prémio Ambiente, Guillaume Pazat (Kameraphoto) em Retrato, João Carvalho Pina (Kameraphoto), Nacho Doce (Reuters) e Nélson d'Aires (Kameraphoto) premiados em Vida Quotidiana, Nélson Garrido (Público) e Ricardo Meireles em Notícias. Foi ainda atribuído um prémio constituído por uma bolsa de trabalho sobre o Alentejo a João Carvalho Pina.

Refira-se que esta edição do Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, que tem como parceiro a Câmara Municipal de Mora, registou a candidatura de 191 com mais de 600 reportagens. Sublinhe-se também o facto de este prémio distinguir reportagens e não fotografias individuais. O júri foi constituído por Aypery Ecer (vice-presidente para a fotografia da agência Reuteurs, e que foi a presidente do júri do World Press Photo deste ano), Daphné Anglès (coordenador para a Europa da fotografia do diário norte-americano New York Times), Magdalena Herrera (directora de fotografia da revista francesa Geo) e Francesco Zizola (fotojornalista da agência Noor, distinguido oito vezes no World Press Photo). Luís Vasconcelos, director da Estação Imagem, anunciou na cerimónia de entrega de prémios, que no próximo ano o Estação Imagem / Mora contará com duas categorias especiais: uma sobre o Ano Europeu do Voluntariado e outra de um filme-documentário de três minutos subordinada às categorias fixas do prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.