quinta-feira, 9 de abril de 2009

Edgar Martins vence o prémio BES Photo


Edgar Martins foi o vencedor do prémio BES Photo, um dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal. O júri foi constituído pelos curadores Paul Wombell e Agnès Sire e ainda pela artista plástica Helena Almeida que, recorde-se, foi a vencedora da primeira edição do BES Photo. Segundo o júri, a escolha de Edgar Martins como vencedor resulta da "coerência e da consistência do trabalho desenvolvido pelo artista, critérios patentes na forma como seleccionou e apresentou as obras em exposição". da mesma forma, o júri valorizou "o diálogo estabelecido entre as séries de obras escolhidas, bem como a percepção e o aproveitamento do espaço expositivo na instalação das fotografias", demonstrando com isso que uma exposição é um todo, bem mais do que as obras expostas, que envolve espaço, iluminação, disposição e ritmo das obras, entre outros aspectos.

Edgar Martins, nascido em Évora e a viver em Inglaterra desde 1996, fez parte da sua formação em fotografia no London Institute e no Royal College of Art. Foi a sua exposição Topologies, realizada no Centro de Artes Visuais, em Coimbra, que lhe deu acesso à selecção para o prémio BES Photo. Nunca deixando de realçar o rigor e a coerência do trabalho de Edgar Martins, este prémio afigura-se como um corolário merecido pela sua forma de olhar a Fotografia. Sobre este trabalho diz Edgar Martins, em entrevista à revista L+arte deste mês, que ele "recria o modo como experienciei estes espaços fotograficamente. Fala sobre a perda de controlo, sobre periferias e abre um novo caminho, permitindo novas passagens e transferências entre a realidade e a sua imagem, entre formas de experienciar a imagem, que vão além do visual". Neste prémio, o júri sublinhou ainda "a diversidade das técnicas utilizadas pelo artista, bem como o processo e o propósito do trabalho inédito apresentado".

A fotografia pode levar-nos a questionar conceitos e ideias derivados da nossa experiência, seja ela do domínio prático ou teórico. As imagens de Edgar Martins abrem-nos as portas para um campo de interrogações que cruzam a fotografia com outras formas de expressão artística, mostrando-nos um mundo novo, acessível apenas a quem faz da sua vida um  campo de reflexão e não a quem de forma acrítica vive o seu dia a dia. Só por isso, este prémio BES Photo representa um momento de cultura e de cidadania que vale a pena sublinhar. 

Refira-se ainda que os trabalhos dos três finalistas do prémio BES Photo, André Gomes, Luís Palma e Edgar Martins, podem ser vistos no Museu Berardo até 17 de Maio. Breves declarações dos autores podem ser vistas em www.bes.pt/SiteBES/cms.aspx?plg=DF832F21-080F-486E-94D6-D59AB9593ADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.