terça-feira, 31 de maio de 2011

Instituto Camões


exposições divulgação

No Instituto Camões, em Lisboa, apresentam-se Teresa Teixeira e Abel Cunha, numa mostra colectiva onde predomina a interpretação da luz enquanto modeladora de formas e geradora de sensações.

Teresa Teixeira apresenta um conjunto de imagens integrantes do projecto Manhãs Submersas, realizadas na serra de Sintra. Diz-nos a autora, no seu texto de apresentação, que “muito cedo, ainda de madrugada, chegava à Serra de Sintra para conseguir fotografar o momento em que o Sol se levantava e inundava a floresta com os seus raios de luz brilhantes, trespassando o nevoeiro e recriando um ambiente mágico. Mal chegava, ainda de noite, começava a fotografar. A floresta assustava um pouco … O ambiente húmido de Sintra carregava de humidade os ramos das árvores, que o vento fustigava e dilacerava, fazendo-as chorar… parecia que ouvia pessoas…

Já Abel C. opta por um registo mais marcado pela realidade paisagística. As chuvas de Inverno encrostam as areias da costa marítima entre a Praia da Torreira e S. Jacinto, originando texturas e paisagens singulares, que sugerem imagens ficcionadas. Nos alvores da primavera, e antes de os pés dos banhistas devolverem às areias a granulidade própria, o autor realizou um conjunto de fotografias que reuniu sob a denominação de Projecto Dunas do qual fazem parte as imagens expostas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.