terça-feira, 24 de novembro de 2009

Outra viagem...

Outra viagem... é o título da exposição que Luis Duarte apresenta no Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro. Patente até 31 de Dezembro, Outra Viagem... oferece-nos um conjunto de imagens onde o retrato constitui o ponto alto do trabalho de Luis Duarte. São expressões e momentos onde estão presentes olhares fortes de intimidade (Bali 05) ou onde o lado humano do fotógrafo se conjuga com o momento e com os intervenientes (Udaipur 06). Luis Duarte é claramente um fotógrafo de pessoas, interagindo com elas e registando momentos que se exprimem em fracções de segundo.

O olhar sempre foi algo que atraíu os artistas. A preocupação com a expressividade ou não dos olhos foi motivo de caminhos distintos na pintura ou na escultura na Antiguidade clássica, veja-se como exemplo as pinturas nos sarcófagos egípcios ou a escultura da Grécia e da Roma antigas. Em épocas mais recentes, por exemplo na pintura renascentista, a importância do olhar assumiu-se como crucial na expressividade do artista, comportando-se como o espelho da alma do retratado. Igualmente importante na fotografia, Luís Duarte consegue dar-nos momentos de uma intensidade deslumbrante, onde os retratados parecem falar connosco.

Não tão bem conseguidas estão as paisagens e lugares citadinos que o fotógrafo captou. São imagens onde transparece algum formalismo, mesmo que recorrendo a alguns planos inclinados. São imagens datadas estéticamente, vistas nos trabalhos em preto e branco de alguns jovens fotógrafos de meados da década de noventa e que por vezes fazem lembrar alguma ingenuídade estética. No entanto, não deixa de ser interessante a presença de alguma ironia, como quando acontece serem colocados lado a lado uma bandeira turca (Sakkikent 08) e um semáforo (Nova Iorque 06) ou ainda a imagem do cartaz (Mostar 07).

Bem conseguida é a interpretação da luz, por vezes triste, usando um baixo contraste na impressão, que à primeira vista nos pode parecer uma impressão menos correcta, mas que de facto não é, assumindo-se também como uma componente das opções estéticas do autor.

De uma visão geral do trabalho transparece uma atitude de reflexão da imagem. É um autor que pensa a fotografia fugindo de atalhos fáceis. Por isso, usando uma frase do autor que diz que “de cada vez que partimos, voltamos diferentes...”, acreditamos que “após cada exposição somos fotógrafos diferentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.