terça-feira, 11 de maio de 2010

Lisboa à beira Tejo (Arquivo Fotográfico de Lisboa)

Lisboa à beira Tejo é uma exposição patente em Lisboa, até 30 de Junho, dividida em dois núcleos, um no Padrão dos Descobrimentos, apresentando imagens de arquivo, do qual já falámos e outro patente no Arquivo Fotográfico Municipal, com uma opção contemporânea, com imagens de Luis Pavão.

Se algo se destaca neste conjunto é a extraordinária qualidade técnica das imagens apresentadas, algo que Luís Pavão já nos habituou (p. ex. Cores das Nossas Memórias 2009). O rigor de execução usado por Luís Pavão funciona de uma forma provocatória em termos estéticos e não é fruto de um acaso. Começa na escolha do local, passa pela qualidade da luz, depois pelo domínio técnico e pela componente estética, onde se inclui a correcção de perspectivas e onde se vislumbra um olhar já maduro de muitas imagens executadas e vistas, continua na impressão e na escolha do papel, incluindo aqui o tratamento digital (apenas numa imagem, do terminal de contentores, nos parece ter uma intervenção algo exagerada) e termina na iluminação das imagens, que potencia o seu impacto visual. Todo este formalismo, avassalador por vezes, permite-nos descobrir em cada imagem um sentido de modernidade. Destaco, no entanto, a escolha do papel que nos parece tão importante quanto é frequentemente desvalorizada.

São imagens que vale a pena ver e atender à leitura do texto que acompanha a exposição. É um texto sentido e verdadeiro. Pude, há muitos anos, comprovar estes factos quando acompanhei o Luís Pavão pelas “alturas” em Lisboa. E de cima de uma grua, a muitos metros do chão o Luis Pavão continua hoje a fotografar Lisboa. É uma paixão sua e daí o texto tão sentido e tão importante para compreendermos esta exposição. Lisboa fica a dever-lhe um extraordinário serviço que será revisto pelas gerações futuras, tal como hoje nos deliciamos em ver as imagens feitas por inúmeros fotógrafos nos séculos XIX e XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.