segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resultado Final

exposições crítica

Até final do mês de agosto, de quarta a sábado a partir das 20 horas, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, pode ver Resultado Final, uma exposição coletiva de fotografia em que participam Baltazar Martins, Fernando Penim Redondo, Nuno Barroso, Nuno Vieira Matos, Pedro Seixo Rodrigues, Vera Bello e Vítor Arnaut.

Resultado Final é o produto de um curso que decorreu durante um ano sob a orientação de fotógrafos da Kameraphoto, onde a definição do tema, as soluções encontradas no terreno ou as formas de expor foram temas abordados. O resultado é um trabalho estéticamente coerente de cada um dos sete alunos que participaram nesta ação de formação, onde o domínio técnico está presente e onde se pode observar que a fotografia foi um ato de reflexão e de paixão. Diz-nos o texto de divulgação da exposição que “sobretudo, constituíram um grupo que se uniu e que conviveu um ano com os fotógrafos da kameraphoto por todos terem algo em comum: o gosto pela fotografia e o prazer de fotografar. Houve partilha e houve troca. Houve entusiasmo, discussão e dúvidas. Houve um processo coletivo que procurou o melhor de cada um”. Esta paixão e este prazer é algo que se nota ao ver as imagens presentes nesta esposição, havendo dois aspetos a sublinhar: o olhar maduro e a qualidade estética dos trabalhos de Fernando Penim Redondo e a “marca” kameraphoto presente nos trabalhos apresentados.

Como ponto negativo desta exposição há que destacar a ausência de informação. À exceção de Penim Redondo, que tem uma folha A4 com informação, não existe qualquer identificação dos autores junto dos respetivos trabalhos. Nem sequer uma folha de sala que nos esclareça um pouco mais. Percebe-se que estão ali diferentes autores pelo tema, pela abordagem e pela apresentação, só.

A Fábrica Braço de Prata é um espaço livre e criativo. Só assim se desculpa a escala de algumas das imagens apresentadas, desadequada à sala e que facilmente se resolvia juntando as imagens de Penim Redondo na sala principal. Apesar disso vale a pena visitar a exposição, pelo local, pelo ambiente que se respira, pela exposição em si, com imagens desempoeiradas e apaixonadas, afinal a marca da Kameraphoto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.