segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estágios, vamos ver

Foi há dias apresentado pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, um programa de estágios na área artística. Destinados a jovens artistas, com idade entre os 18 e os 35 anos, que se encontrem desempregados e que possuam qualificação na área da cultura, este é um programa que merece o nosso aplauso, ainda que não incondicional. E merece esse aplauso porque potencia a arte em Portugal pela aprendizagem e experiência que proporciona, não apenas sob os pontos de vista artístico, organizativo, de mercado e de contactos em rede, mas também porque se encara o apoio às artes de uma forma nova e com perspectivas de futuro.

Serão cerca de 200 estágios, com uma duração que varia entre os três e os nove meses, a realizar fora do país, o que só por si é um aspecto positivo. Nada me choca que os apoios sejam apenas até aos 35 anos e acho até lamentáveis as cenas que se viveram. Afinal as regras do jogo eram essas. Mas, e é aqui que o meu aplauso não é incondicional, esqueceram-se de falar com os agentes que, no caso da fotografia, lidam diariamente com esses jovens artistas. Vi escassos representantes das escolas de fotografia e esperava igualmente ver algumas galerias dedicadas à imagem fotográfica. Foi pena, especialmente quando nos lembramos da forma como a fotografia é encarada e da vida vegetativa do Centro Português de Fotografia que, aliás, ainda mantém a intenção de apoiar jovens talentos. Esperemos, pois, que esta boa ideia não se transforme num mar de burocracia e complexidade que impeça os jovens artistas de projectarem o seu nome, servindo apenas os profissionais do subsídio. Vamos ver.  

1 comentário:

  1. um blog que é um instrumento da democracia e fora das notícias do "poder instituído". Nos jornais ficamo-nos pela notícia, aqui pode ler-se a crítica e a análise das imagens e dos projectos com consequências no trabalho produzido pelos fotógrafos.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.