sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Uma imagem, um autor - Nélson Rodrigues

Esta imagem captei-a em Angola, durante um período que colaborei com a UNICEF. Procuro escrever algo acerca dela... que complemente, acrescente ou explique algo mais e não consigo. Sinto que não consigo talvez porque não há muito a dizer, e a simplicidade do momento corresponde à simplicidade com que os sorrisos e olhares apareceram e se deixaram captar.

A imagem nasce de forma espontânea, num dia, numa actividade que teve de ser adiada, e perante o olhar triste de uma menina tentei animá-la tirando-he um retrato. Ao ver tal coisa juntou-se mais uma menina. E eu cliquei... e mais um rapaz, e mais um click... e a pouco e pouco os sorrisos foram-se juntando até que finalmente a imagem se compôs.

É a recordação que fica... estática e inalterável de um momento que nunca se voltará a repetir. Elas nunca mais voltarão a ser as crianças que foram nesta fracção de segundo, e eu nunca mais terei o mesmo olhar que captou a imagem.

No fundo tenho essencialmente que agradecer a forma como se colocaram à minha frente... indagando se fui eu que lhes ofereci uma fotografia, ou se foram eles que me deram uma imagem. Para terminar escolho uma frase de George Eastman que lembro quando penso nesta foto: You press the button, we do the rest.