
O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica, apresenta o projecto Integrar pela Arte, assumindo como ideia chave a inclusão social, baseada na formação técnica, mas assentando também na motivação, no desenvolvimento das capacidades de observação no desenvolvimento e descoberta pessoal, na promoção de auto-estima e confiança.
O projecto culminou numa exposição que decorre no Centro de Experimentação Artística da Fábrica da Pólvora Pólvora/Clube Português de Artes e Ideias (edifícios 25 e 26), em Oeiras, que se assume enquanto Parceiro Cultural do projecto. Esta exposição estará dividida em duas partes, com inaugurações distintas.
Dia 12 de Novembro inauguram o projecto Senti(n)do, onde se desenvolveu o sentido do olfacto dos participantes (pessoas cegas e com baixa visão) criando imagens idealizadas a partir da apropriação de um cheiro, e o projecto Relatos Encenados, que apresenta narrativas fotográficas sob a forma de "novelas fotográficas" produzidas pelas jovens da instituição.
Dia 26 de Novembro inauguram o projecto Revelar Memórias, fotografias realizadas pelos residentes da instituição que, explorando os espaços físicos exteriores à instituição, potenciaram as suas memórias, e o projecto Um Outro Olhar é Possível II, imagens feitas pelos menores detidos num centro educativo em diferentes bairros de lisboetas, usando máquinas pinhole que os próprios construiram.
O objectivo actual do MEF é uma sensibilização do grande público para a Arte e para o uso da imagem enquanto estímulo artístico, procurando desenvolver a Fotografia como forma de expressão e valorização pessoal. De um modo geral, as suas actividades delineiam-se entre projectos formativos e expositivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.