segunda-feira, 25 de abril de 2011

Transtempo

noticiário

É notável a atividade cultural de La Fábrica em matéria de exposições e edições. Acaba de ser publicado, numa coedição de La Fábrica Editorial e do Centro Galego de Arte Contemporânea – CGAC a obra Transtempo, de Cristina Garcia Rodero, uma das grandes fotógrafas espanholas.

Cristina Garcia Rodero, cujos trabalhos já foram por mais de uma vez apresentados em Portugal, nomeadamente nos Encontros de Fotografia de Coimbra, para onde chegou a efetuar uma produção específica apresenta-nos, nesta obra agora publicada, um conjunto de fotografias realizadas na Galiza durante mais de três décadas, entre 1974 e 2010, numa proximidade com uma outra grande obra sua España Oculta, uma referência nos levantamentos fotográficos de cariz sociológico. Na realidade, ali podemos ver algumas feiras, festas e romarias galegas, num registo que se revela importante também enquanto documento histórico. A obra agora editada conta com textos de Miguel Von Hafe, diretor do CGAC e de Rosa Martinez, diretora da 51ª Bienal de Veneza e conservadora do Museu de Arte Moderna de Istambul.

Cristina Garcia Rodero, nasceu em Puertollano, em 1949, e foi a primeira fotógrafa espanhola membro da agência Magnum, sendo igualmente fotógrafa da Vu. A sua obra está espalhada também por inúmeras coleções públicas e particulares como o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, o Seatle Art Museum ou o Paul Getty Museum, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.