terça-feira, 26 de maio de 2009

Olhar o Barreiro ... de outro modo


O projecto “Olhar o Barreiro ... de outro modo” nasceu de um conjunto de workshops promovidos pela Câmara Municipal do Barreiro com o apoio técnico da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica. Não se tratou de produzir apenas uma exposição com imagens aleatórias, mas antes de dar formação e, a partir desta, criar um conceito que possibilitasse a emergência de um conjunto de olhares sobre o Barreiro, coerentes esteticamente, conscientes na abordagem e na forma.

Definido o conceito inerente ao que cada um sente pelo espaço e pelo movimento que todos os dias dá uma vida nova á cidade, foi altura de partir para o terreno e traduzir as ideias em fotografia. Não se pretendeu fazer imagens bonitas do tipo “postal ilustrado”, mas antes traduzir sentimentos e ambientes tão irrepetíveis e pessoais quanto passageiros no tempo. Neste sentido, a presente mostra assentou sobre a relação da cidade com o rio, na presença estruturante do caminho de ferro, no ambiente fabril, mas também no multiculturalismo, nas ambiências dos bairros de tradição operária, do comércio tradicional ou das profissões em vias de extinção.

É um trabalho que nasceu. Por isso é um trabalho inacabado, apenas e só o início de um longo caminho, sob o ponto de vista artístico. É também um trabalho que emergiu de um conjunto de vontades, de vontades de fazer mais e melhor fotografia, planeada, pensada, de que se espera ver frutos num futuro, quiçá em revistas, em jornais ou numa parede de uma galeria. Os autores deram mostras de iniciarem este caminho ao discutirem as imagens, ao repetirem os mesmos ângulos ou outros novos, até obterem a imagem e o sentimento que pretendiam. Estão também de parabéns porque, sabendo que estavam a iniciar um novo caminho, se predisposeram a trabalhar sem limites. Por isso estão de parabéns, como o está a Câmara Municipal do Barreiro, ao apoiar esta iniciativa, da qual se espera, saía um grupo de trabalho dedicado à fotografia, enquanto projecto pensado e sólido. A exposição dos trabalhos inaugura sábado, dia 30, no auditório Augusto Cabrita, no Parque da Cidade.

3 comentários:

  1. Lá estarei no Auditório Augusto Cabrita, para visitar essa exposição.

    ResponderEliminar
  2. Belos trabalhos de fotografia aqui apresentados, penso eu que por alguns alunos... porque não divulgar mais algumas fotos de alunos vossos?
    Deixo essa sugestão... quem sabe não venha a ser um dos vosso futuros alunos... quem sabe :-)
    Cumprimentos,
    Nuno de Sousa

    ResponderEliminar
  3. Olha quem é ele o meu amigo e Paulo Simões... onde andam as tuas fotos sem ser no teu blog :-)
    Abraço Paulo,
    Nuno

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.