quarta-feira, 8 de abril de 2009

Movimento de Expressão Fotográfica



Fiquei agradavelmente surpreendido quando, há dias, estava a ver alguns trabalhos dos alunos do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica. Eram trabalhos referentes a um workshop de fotografia de nú, estéticamente muito diferentes do que por aí se ensina em workshops de nú, onde o que se busca é a espectacularidade dos corpos, do nú pelo nú. Aqui há um trabalho de educação visual, de pesquisa estética e de produção deveras interessante. 

Quem acompanha o trabalho do MEF sabe que estas imagens não surgiram do nada. Elas são consequência de um posicionamento fotográfico coerente, inovador e irreverente, ancorado numa formação técnica e estética que constitui uma imagem de marca deste grupo, a trabalhar desde 2000. O MEF pretende, com a sua actividade, criar uma plataforma de modo a que os seus associados possam usufruir de oportunidades de expor e divulgar os seus trabalhos, ao mesmo tempo que, numa atitude cívica de relevo, está envolvido em projectos com instituições e associações ligadas à área da acção social, visando públicos que, por norma, tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum, como é o caso de pessoas portadoras de deficiências visuais, motoras e mentais, ou pessoas social e economicamente carenciadas. Com isso o MEF procura contribuir para um desenvolvimento da fotografia enquanto forma de expressão e ao mesmo tempo fornecer oportunidades de formação fotográfica a quem a ela não tem acesso, fazendo-o de forma digna e nunca numa visão paternalista. 

Persegue assim um objectivo, utópico e nobre, de promover o gosto pela fotografia junto do grande público, mas um gosto baseado no conhecimento, muito para além do "gosto" ou "não gosto" de uma dada imagem, onde todos os cidadãos dispõem das mesmas oportunidades, sejam elas de acesso à formação, seja do contacto com o material fotográfico mais diverso. Para quem gosta de fotografia é de dar atenção aos projectos que desenvolve. 

2 comentários:

  1. Confesso que concordo em muito com o ponto de vista do autor. Estas imagens produzidas por alunos do MEF em muito suplantam as dezenas que tenho visto em alguns sítios por pessoas que frequentam determinados workshops.

    Nota-se um muito maior cuidado e sensíbilidade artística que muitas vezes não é explorada em certos workshops. Muitas vezes estes parecem mais workshops de iluminação de estúdio e de direcção de modelos, o que resulta nas imagens que me chegam.

    Embora não tenha muito interesse neste aspecto da fotografia, confesso que são fotografias como estas que me despertam a curiosidade. Apenas desejo uma continuação do excelente nível de ensino do MEF.

    ResponderEliminar
  2. Sendo eu um dos alunos referidos, não posso deixar de me sentir lisonjeado, não tanto a nível pessoal, mais pela referência ao curso em que tive a oportunidade de participar.
    Como foi mais ou menos dito, a formação no Mef não tem nada de pontual, serviu-me muito, e tem servido, como inspiração formativa e criativa sobre tudo o que se relaciona com a minha forma de sentir o acto fotográfico.
    Falando do módulo em concreto, confesso que fiquei um pouco surpreendido, como primeira abordagem no tema, tinha as expectativas de um workshop em que simplesmente fotografamos um modelo, sem a liberdade criativa individual que nos foi permitida, mesma nas sessões de estúdio.
    No fim, acabei por ter alguma pena por não ter maior preparação de modo a explorar essa liberdade, no entanto, como mera auto-avaliação fiquei, apesar de tudo, bastante contente com os resultados.
    Analisando também no geral, não me surpreende esta crónica, porque realmente também tive a sensação ao longo do curso os trabalhos que foram sendo apresentados primaram pelo bom nível e até alguma originalidade.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.