domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tempos de mudança?

Ainda no final do ano de 2009 o meio fotográfico animou com a reedição de Lisboa, Cidade Triste e Alegre de Victor Palla e Costa Martins. É certo qe a impressão não é exactamente igual ao original, mas para quem não pode dar os mais de dois mil euros que se pede pela edição original, de um dos melhores livros de fotografia da Europa pós-Segunda Guerra Mundial, vale a pena. E vale tanto a pena, quanto ainda hoje ficamos espantados com a modernidade das propostas gráficas e fotográficas ali apresentadas.

Numa semana em que a actual ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, decidiu reactivar o Conselho Nacional de Cultura, tendo para isso convidado diversas pessoas ligadas á cultura, numa abertura à sociedade que é sempre de louvar, apareceu nas bancas o segundo número da revista The Scope, o que nos dá mais algum alento. Será que, face a estas duas edições, o nosso mercado se está a tornar mais apetecível para boas edições? Ainda é cedo para o afirmar. A verdade é que The Scope é uma excelente revista, dedicada à Arte e à Cultura, de preço acessível para a sua periodicidade, excelente impressão, com um grafismo moderno e erudito, além da presença de uma fotografia de qualidade. Em inglês, é certo, o que nos faz pensar que terá uma presença discreta no nosso mercado, mas uma lufada de ar fresco no nosso panorama das revistas de arte e de imagem.

Como contraponto, a revista C, do projecto C Photo chegou ao fim. Ao mesmo tempo a Magnum vendeu perto de duzentas mil provas vintage à MSD Capital, fazendo com isso que um dos maiores acervos de imagens que registam a História mundial dos últimos anos tenha mudado de mãos. É certo que a venda não incluiu os direitos de autor, mas o facto de estes terem ficado preservados e o interesse comercial pelas provas impressas, reflectem uma crescente importância da imagem no contexto cultural de hoje. Há que estar atento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.