quarta-feira, 18 de março de 2009

mALdiTAS (im)Perfeições


Fica em Lisboa, a loja de fotografia de João Sousa Valles. Até aqui nada de novo, ainda que o espaço seja sedutor para quem tem paixão pela fotografia, com material que nem sempre encontramos na maioria das lojas. Mas, mais importante, é o espaço que a loja tem na cave que é concedido a jovens artistas. Ali está patente mALdiTAS (im)Perfeições, uma exposição com algumas notas interessantes de quem ainda está fra dos circuitos expositivos.

É apesar de tudo, uma exposição desequilibrada. Oscila entre a estética salonista e alguns olhares pessoais mais eruditos e muito bem conseguidos. Justificava-se uma melhor apresentação das imagens, assunto já velho nas nossas galerias.

Dos vários autores presentes há que destacar Vanda Foster da Silva, com um olhar sensível mas a necessitar de um maior domínio técnico. Destaque também para o olhar surrealista de Jaime Bahia, que surpreende para quem conhece os seus anteriores trabalhos. Armando Cardoso, muito clássico, como seria de esperar, mostra um conjunto que, ainda que bem executado tecnicamente, nos apresenta um "à espera de Godot" com soluções técnicas incoerentes com as restantes duas imagens que formam o conjunto. O trabalho mais consistente é o de Elsa Mota Gomes, utilizando muito bem a luz e a cor, optando por soluções técnicas adequadas, sendo disso exemplo a sensibilidade escolhida, e com isso conseguindo uma abordagem estética intímista e envolvente. Conseguindo captar o ambiente, poder-se-ia talvez equacionar a questão da escala das imagens apresentadas. Esta é uma autora a merecer uma melhor oportunidade. A propósito, onde está e o que faz neste momento o Centro Português de Fotografia? 

4 comentários:

  1. No texto sobre as mALdiTAS (im)Perfeições que eu também tive o prazer de visitar, na loja de fotografia de João Sousa Valles, fala de Elsa Mota Gomes e tem inclusivamente uma foto da sua autoria. Fiquei confusa quando mais abaixo no texto fala de Elsa Mota Soares. Ainda se referia à mesma pessoa? Desculpe a pergunta, é mesmo só curiosidade minha.

    ResponderEliminar
  2. Refiro-me à mesma pessoa e provavelmente existiu um erro na referência. Como já não possuo os apontamentos que tirei na altura não posso jurar, mas penso ser Elsa Mota Gomes, o Soares deve ser um erro, do qual agradeço a correcção.

    ResponderEliminar
  3. Confirmado e nome rectificado. Pelo engano pedimos desculpa.

    ResponderEliminar
  4. Não tive o prazer de ver a exposição, mas esta foto que ilustra a nota é belíssima; arte pura. Espero ter oportunidade de ver outras, muitas fotos ainda dessa autora.
    Muita boa a página. Meus parabéns.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.