quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rota da Indústria

Criar o gosto pela fotografia enquanto expressão artística, ao mesmo tempo que se transmite para o público o sentido de exigência, responsabilidade e inovação estética que se pede a um artista, representou um contributo e uma mais valia que todos os participantes nesta exposição deram à sua cidade e aos munícipes em geral. A política cultural de uma cidade é, por vezes, feita de sinais contrários. É virada para o seu interior, o que permite compreender a sua cultura, mas deve igualmente ser virada para o exterior, para se relacionar com outras formas de expressão artística, absorvendo delas influências. Esta dicotomia foi vivida por todos os fotógrafos quando tiveram que sentir e interpretar os espaços da cidade.

O resultado deste levantamento fotográfico é uma consequência de um trabalho pensado, desde 2009, entre a Câmara Municipal do Barreiro e a APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, que iniciaram uma colaboração cujo objectivo ia muito para além da formação em fotografia. Essa colaboração assentava em três vertentes, distintas mas complementares:- a formação de públicos na área das artes visuais, a formação e apoio a criadores no campo da fotografia e a preservação do património material e cultural do Barreiro.

Assim nasceu esta Rota da Indústria, colectiva, onde é incontornável o papel do Auditório Augusto Cabrita, enquanto espaço dinamizador e motivador, que é importante realçar. Todos os fotógrafos se depararam, no início deste projecto, com a referência incontornável a um grande fotógrafo – Augusto Cabrita. Foram também confrontados com a ideia que depois dele a fotografia no Barreiro era algo de desgarrado e inconsequente. Um dos objectivos deste projecto foi mostrar que há jovens fotógrafos, com valor, que apenas esperavam por algum apoio, que ia muito para além da formação meramente técnica, e entrava no mundo da experimentação, do aconselhamento ou da organização. A idéia evoluiu para o projecto e rapidamente se catapultou para a exposição ou para objectivos mais vastos. Abriu-se o mundo das exposições, do trabalho de autor ou das galerias. Estão todos de parabéns!

Até 20 de Junho, no Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.