segunda-feira, 2 de novembro de 2009

450

A Universidade de Évora celebra 450 anos de história no ensino em Portugal. Para assinalar esta ocasião, a Kameraphoto, a convite da reitoria da UE, desenvolveu um amplo projecto de fotografia e vídeo. Ao longo de um ano, seguiu de perto as actividades da universidade no seu espaço próprio. Acompanhou docentes, funcionários e alunos no seu trabalho, nas suas rotinas diárias, no ambiente e na comunidade em que se integram. O resultado do projecto 450, a apresentar a partir de 1 de Novembro no Palácio da Inquisição, terá várias vertentes, desde logo a inauguração de uma exposição, composta por 114 imagens e a projecção do filme A Rede, da autoria de Rui Xavier, membro do colectivo, com duração de 16 minutos.

Esta será a última exposição no Palácio da Inquisição, sala de exposição da Fundação Eugénio de Almeida, que dará lugar ao futuro Museu de Arte Contemporânea de Évora. O projecto 450 contará igualmente com uma página na internet, no qual se poderá visitar galerias com o trabalho realizado pelos fotógrafos da Kameraphoto.

As 250 fotografias seleccionadas pelos fotógrafos da Kameraphoto constituem um testemunho da vida real; o que não faz dele um produto promocional da Universidade segundo o conceito dos catálogos publicitários. Com efeito, a Universidade é aqui retratada na sua intimidade, com as mazelas que o tempo imprime nos edifícios, sem “maquilhagem nem peruca”; com a humanidade daqueles que nela trabalham, ensinando, organizando, estudando e desabrochando para a cidadania, nas suas múltiplas facetas.

Neste projecto podem ser vistos trabalhos de Alexandre Almeida, Augusto Brázio, Céu Guarda, Guillaume Pazat, João Pina, Jordi Burch, Martim Ramos, Nelson D´Aires, Pauliana Valente Pimentel, Pedro Letria, Sandra Rocha e Valter Vinagre.

Texto Kamaraphoto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.