terça-feira, 9 de agosto de 2011

Kakuma


exposições crítica

Kakuma é uma exposição que pode ser vista em Lisboa, no Museu da Eletricidade, até 4 de setembro. Kakuma é uma exposição de Miguel Baltazar, repórter fotográfico do Jornal de Negócios e de Antony Njuguna, fotógrafo e editor independente em Nairobi. Através do olhar destes dois fotógrafos podemos conhecer a história de um projeto inovador onde, tendo o ACNUR como parceiro, a EDP se propôs contribuir para a transformação de uma realidade de carência de energia, uma das prioridades dos Objetivos do Milénio até 2015.

Sendo uma iniciativa louvável, sublinhando o verdadeiro papel de responsabilidade social de uma Fundação, a exposição apresenta-nos realidades duras mas onde a alegria está presente da primeira à última das imagens. Ao vermos esta exposição, juntamente com as restantes ali presentes neste momento, não podemos deixar de sublinhar o fato de ser a EDP um dos grandes pólos de dinamização da fotografia no nosso país. Destaque para a montagem fazendo sobressair as imagens no ambiente escuro do pavilhão, num lado cénico bem aproveitado para passar a mensagem relacionada com os projetos desenvolvidos. Até as lanternas presentes na exposição nos lembram um dos projetos apoiados, o de lanternas solares para estudantes.

Dividida em núcleos temáticos as imagens oscilam entre o documentário, eventualmente fruto da costela fotojornalística/documental dos fotógrafos presentes e um olhar moderno, mais de autor, presente em algumas imagens e afastado desse documentalismo que aproveita bem a escala. Destaque pela positiva para a forma como os fotógrafos retratam todos os presentes nas imagens - com dignidade e nunca como personagens típicos ou exóticos de uma qualquer viagem, algo que é tão esquecido em muitas revistas de fotografia. Escusada seria a presença de uma das imagens do núcleo 6, onde um rapaz enverga uma camisola vermelha da EDP, uma imagem forçada, em photoshop mal feito de perspetiva iverossímil e recorte no mínimo sofrível. A única mancha numa exposição socialmente meritória, fotograficamente agradável e cívicamente importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.