segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Feira do Livro de Fotografia

Dias 10, 11 e 12 de Dezembro, na Fábrica Braço de Prata, irá acontecer uma Feira do Livro de Fotografia, que pretende ter alguma continuídade com futuras edições. As entidades envolvidas e a forma como se olha a fotografia hoje fazem-nos acreditar nesta feira como um primeiro passo, depois de algumas experiências falhadas no passado, nomeadamente na década de oitenta em Lisboa e Coimbra ou na luta heróica das Edições Foto-Jornal, também na década de oitenta. Poderá ser uma experiência interessante para as entidades presentes, mas será de certeza muito importante para os fotógrafos que pretendam olhar para a fotografia na sua vertente de autor. Por um lado o catálogo ou o livro é a prova material de um projecto, por outro, o contacto enriquecedor com o meio é uma forma de participação e de divulgação do trabalho de cada fotógrafo.

Não se restringindo à fotografia, mas tocando em outras áreas da imagem, serão também realizadas duas conferências que têm como tema a impressão da imagem, quer em livro, quer na imprensa. Estão previstas para sábado, dia 11, pelas 17.30, onde José Pedro Cortes, André Cepeda, Patrícia Almeida e Carlos Lobo vão falar dos Fotógrafos que são também editores, e no domingo, à mesma hora, se questiona o acabar de vez com o fotojornalismo? com os fotógrafos da Kameraphoto Céu Guarda e Martim Ramos. Acresce o facto de nesta feira, para todos aqueles que se relacionam com o livro e com a imagem com uma certa paixão, serem anunciadas edições com descontos até 20%.

Presentes irão estar alguns fotógrafos, editores, livreiros e galerias, anunciando-se a Fundació Foto Colectania, a Kamera Photo, Vera Cortês Agência de Arte/Tijuana Lisboa, Pente 10, Chromma, Arquivo Municipal de Lisboa, A Estante, Alexandria Livros, Gustavo Gil, Inc. Livros – edições de autor, Livraria Braço de Prata (Assírio e Alvim, Relógio d’Água e Cotovia) e Pierre von Kleist. A organização está a cargo de Os Suspeitos, Filipa Valadares e da Fábrica Braço de Prata.

Recorde-se que a Fábrica Braço de Prata fica na Rua da Fábrica Material de Guerra nº 1, 2º piso, sala Wirgenstein, sendo o hoário das 18 às 24, excepto sexta que se prolonga até às 24 horas. A entrada é livre até às 21.30.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.