sábado, 3 de setembro de 2011

Nocturno

exposições crítica

Até 16 de Setembro pode ser visto, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Nocturno de Carlos Medeiros. É uma exposição coerente em termos temáticos e estéticos, com boas imagens, bem apresentada e reflexo de um longo caminho fotográfico, desde meados dos anos 80, ou seja, tem tudo o que uma boa exposição tem de ter.

O autor oferece-nos uma visão íntima do seu sentir com os espaços que nos mostra, com as luzes que fotografa e com os momentos que regista. São imagens reflexo de um olhar educado que registam momentos cheios de poesia, recantos cuja luz nunca poderia ser outra ou objetos que noutros momentos desprezaríamos, conferindo-lhes pela composição, pela luz e pelo enquadramento um olhar cinematográfico.

Bem executadas tecnicamente, as imagens têm ainda a vantagem de serem muito bem impressas, reflexos da “velha” escola do AR.CO, com negros profundos mas não amassados, onde se junta uma escala adequada. As opções tomadas na impressão mostram-nos que o fotógrafo compreende e bem a luz da noite que procurou registar e que tomou um conjunto de decisões de forma pensada, que vão da captação da imagem à impressão.

Uma palavra para a montagem, com ritmo e coerência na relação entre as imagens, adaptando-se muito bem ao ao espaço, pequeno. Menos positivo é o reparo posto na iluminação, já que a luz vinda das janelas cria reflexos excessivos que seriam anulados pela iluminação pontual. Há focos montados, compreendo que possam estar desligados a maior parte do tempo, só não percebo é porque é que não são ligados quando um visitante o solicita..., a exposição é diferente e assim vemo-la, escusamos de a tentar imaginar...

1 comentário:

  1. Gosto do facto de as notícias não se restringirem a Lisboa. Parabéns.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.