terça-feira, 21 de julho de 2009

Paisagens do Vento


Quem disse que as imagens são apenas para serem vistas? E porque não sentidas ou tocadas? No seguimento do projecto Imagine Conceptuale, que, desde 2003, o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica tem vindo a desenvolver com alunos portadores de deficiências visuais extremas, surge agora no Palácio de Santa Catarina, em Lisboa, mesmo junto ao miradouro com o mesmo nome, Paisagens do Vento, um conjunto de imagens que não são para ver, mas antes para sentir.

É uma forma interessante de pensar a fotografia, remetendo esta para universos que vão para além da imagem que estamos habituados a ver. É consensual que perante um objecto diferentes fotógrafos “vêem” diferentes imagens. E alguém com uma deficiência visual? Devidamente orientado sobre a cena que se desenrola à sua frente, também não formará no cérebro uma imagem? Foi esta questão que, há alguns anos atrás, levou o MEF a desenvolver um conjunto de actividades que apresentou no Arquivo Fotográfico de Lisboa e na Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira.

Em Paisagens do Vento procurou-se a realização de imagens onde a própria imagem não se encontra, tomando-se o caminho da verdadeira conceptualização da imagem fotográfica. Por isso o recurso ao som identificativo dos lugares ou assuntos como percepção espacial. Este projecto, que passou por diversas fases, partiu da captação das imagens, devidamente orientada por monitores, juntou-se-lhes a captação do som, seguindo-se a sua interpretação e transformação em relevo e terminou numa exposição, em que o público é posto na pele de um deficiente visual conhecendo os lugares e os objectos através do seu relevo táctil, não visível, obtido a partir da imagem fotográfica original. Tal, possibilitou aos formandos o desenvolvimento da sua criatividade imagética dos instantes fotográficos, e ao público, tal como também aos formandos, a compreensão e visualização de imagens recorrendo a outras capacidades cognitivas além da visão, como o tacto ou a audição. Na exposição, completamente às escuras e seguindo uma corda enquanto guia, o público é convidado a parar em locais definidos, a ouvir o som e a tocar no relevo de uma imagem, imaginando-a assim pelo toque e pela discrição áudio.

Registe-se que esta iniciativa foi uma colaboração entre a Associação Promotora de Emprego para Deficientes Visuais (APEDV), o MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e a Oficina da Fotografia do Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa. Paisagens do Vento é uma exposição que pode ser vista até 2 de Agosto, em Lisboa, no Palácio de Santa Catarina, na Rua Marechal Saldanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.