terça-feira, 26 de outubro de 2010

João Silva

Esta semana foi notícia, infelizmente, o acidente sofrido pelo fotógrafo português João Silva, ao serviço do New York Times. Considerado pelo jornal para quem trabalha como um dos melhores fotógrafos do mundo, este caso, que nos toca particularmente, deve-nos fazer olhar com respeito para todas as imagens que preenchem as páginas dos nossos jornais. Para que de forma descontraída possamos, no sofá ou á mesa de um café, ler o nosso jornal, existiram fotógrafos que arriscaram as suas vidas, o seu bem estar ou as mais insignificantes coisas das quais nós não prescindimos.

O jornal Público, hoje, terça feira, oferece-nos um excelente artigo sobre João Silva, um dos quatro fotógrafos do Bang-Bang Club, um grupo que assim ficou conhecido por cobrir a violência na África do Sul, antes das eleições de 1994. Todos os fotógrafos sabem que as balas os podem matar, mas arriscam em nome de todos nós, para nos poderem dar um pouco dos acontecimentos, para nos pouparem de sermos nós e enfrentar as balas. Eles enfrentam-nas por nós e isso merece, no minímo, o nosso respeito.

Nascido em Odivelas, em 1966, João Silva foi para Moçambique e posteriormente para a África do Sul. É um fotógrafo do mundo, tendo coberto conflitos em Angola, no Iraque, Sudão ou África do Sul. Estava no Afganistão, em Arghandab, onde trabalhava embedded, ou seja, integrado numa unidade militar, neste caso a 101ª Brigada Aerotransportada de Infantaria, única forma de um jornalista trabalhar em algumas zonas de guerra. Trabalha na fotografia de guerra há cerca de vinte anos e é conhecido por ser cuidadoso e experiente. Há muito que os conflitos o atraíam. Trabalhou para o Star de Joanesburgo, para a Associated Press e mais recentemente para o New York Times. Uma mina anónima e traiçoeira apanhou-o. Dizem as agências que da Alemanha onde está, e onde foi operado, virá a ser transferido para uma base militar dos EUA. Não se sabe se voltará a fazer fotografia como hoje a faz. É provável que não, já que sofreu a amputação de ambas as pernas abaixo do joelho. É provável que sim, dizem os que o conhecem. Para que nós possamos ler jornais...

2 comentários:

  1. A quem quiser contribuir, foi criado um fundo para ajuda ao fotógrafo. Ver http://www.storytaxi.com/

    ResponderEliminar
  2. Entrevista e fotografias em http://lens.blogs.nytimes.com/2010/10/26/joao-silva-acting-despite-fear/

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.