terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma imagem para a memória

exposições divulgação

Até 26 de setembro a Fundação Lázaro Galdiano participa na PHotoEspaña com a exposiçãp Uma imagem para a memória: a carte de visite. Coleção de Pedro António de Alarcão. São 120 cartes de visite selecionadas a partir de um universo de cinco centenas do popular formato fotográfico, que se disseminou a partir da visão comercial de Disdéri em meados do século XIX, quando decidiu usar a mesma placa para produzir vários negativos de menores dimensões em vez de um só com maior dimensão mesma que isso significasse maior qualidade. A patente é de 1854 quando Alphonse Disdéri apresentou uma máquina com várias objectivas, que destapando-se sucessivamente, iam produzindo sobre a mesma placa vários negativos. O formato em papel, colado sobre cartão que no verso possuía frequentemente o logotipo do fotógrafo e que tinha uma dimensão de 9x6,5 cm, era prático, pessoal e potenciou a comercialização de álbuns fotográficos que preservaram a memória coletiva da sociedade europeia da segunda metade do século XIX.

Ainda que neste formato predomine o retrato, também encontramos monumentos, cenas de rua, reproduções e muitos outros temas. Mais do que uma moda, que também o foi, o formato carte de visite, constituiu um acontecimento sociológico de relevo. A sua designação de carte de visite é associada ao cartão de visita, oriundo do século XVIII, mas agora com a fotografia numa das faces. A fotografia passou a ser um ato socialmente significativo e ao mesmo tempo banal. Qualquer um podia, independentemente do grau de parentesco ou não, da relação profissional ou de amizade ou não, a propósito de tudo e de nada, oferecer uma fotografia sua, em formato carte de visite, com dedicatória a alguém. Era chic, era de bom bom, mostrava consideração e educação. Por isso são aos milhões estas imagens neste formato, ajudado a popularizar pelo seu baixo preço e pelo fato de reproduzirem reis e princípes, atrizes e políticos, que atraíam admiradores.

Esta exposição, integrada na PhotoEspaña, é organizada pela Fundação Lázaro Galdiano, tendo o apoio da Fundação La Caixa e do Ministério da Cultura de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.