
Designa-se de Periferias o novo projecto do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica, organizado conjuntamente com a Câmara Municipal de Lisboa. Com ele pretende-se reflectir sobre o percurso que vai de uma ideia/conceito até à altura de expor, passando por fases de maior entusiasmo, de hesitações e até de desilusões. Junta-se ainda a oportunidade de acompanhar a exposição de um catálogo que, de uma maneira crítica, enquadra as imagens e as regista para o futuro, sendo que os trabalhos a apresentar constituem uma opção de cada autor, seleccionados pelo valor do conjunto, pela coerência estética e pela incidência no tema proposto. Mais informações sobre o regulamento podem ser vistas em www.periferias.mef.pt/ficheiros/regulamento.htm . A abordagem e reflexão inicial sobre o tema será incentivada através de um colóquio/debate a realizar em Junho com a participação de personalidades das áreas da imagem, ciências humanas e intervenção social.
Acho o tema fascinante.
ResponderEliminarConsidero esta metodologia de participação, não para ganhar, mas para aprender, muito interessante.
Já estou a desenvolver o conceito para poder enviar o meu caderno de apresentação até ao prazo fixado.
Mais uma boa iniciativa do MEF
ResponderEliminarNão poderia concordar mais com o primeiro comentador.
ResponderEliminarNão retirando valor aos prémios, pois são uma forma de reconhecimento do "exterior" à Fotografia lhe atribuir um valor.
No entanto, o prémio não promove a participação, nem tão pouco a dialética do meio.
Este projecto e outros projectos semelhantes - abertos a todos e sem qualquer orientação económica são muito mais proveitosos em termos de criação de um discurso e consciencialização do que um prémio.
Merece que seja divulgado e que todos os interessados se movam a abraçá-lo.
Os temas são demais interessantes para ser ignorados.
Um bom exemplo de uma proposta desinteressada e uma clara tentiva de fazer mexer o mundo da fotografia em Portugal.
ResponderEliminarBons Sucessos... para este Periferias!