terça-feira, 8 de março de 2011

Nós

exposições crítica

Até 2 de Abril pode ver na Galeria Pente 10, em Lisboa, Nós de Luisa Ferreira.

A primeira coisa que senti e deixei escapar em voz alta quando entrei na sala de cima da galeria foi um “que bonito”. Na realidade em Nós podemos ver uma boa escolha dos locais aliada a uma luz fantástica. Mais, a exposição é um lição de escala, ritmo e montagem. A escala escolhida para as imagens é a mais adequada a elas e a distribuição visual na primeira sala é perfeita. Quanto às imagens em si, elas expressam bem o sentir dos sítios e da construção de uma história constituindo momentos únicos de prazer e por vezes até de intimidade, veja-se por exemplo a imagem das pessoas que no parque brincam com aviões de papel. São também imagens cheias de poesia, sendo disso exemplo a imagem dos barcos de papel na água. Luísa Ferreira constrói a coerência do conjunto pelo registo desses momentos, pelo formato e pela sequência de histórias, que são bem mais que que isso, representam uma maturidade fruto de uma carreira longa de projectos, exposições, livros e trabalho fotográfico comercial.

Luisa Ferreira, fotógrafa bem conhecida no meio, começou a fotografar profissionalmente em meados dos anos 80, tendo trabalhado no jornal Público e na agência Associated Press. Expôs nos Encontros de Imagem de Braga em 1994, 1995 e 1996 e nos Encontros de Fotografia de Coimbra em 1994. 
Outros projectos de referência foram a representação de Portugal nas feiras do livro de Frankfurt (1997) e de Paris (2000), ou os polaroids expostos no Jardim do Tabaco, em Lisboa (1993).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.