sexta-feira, 22 de julho de 2011

Akiviru

exposições divulgação


Até 2 de agosto, na Pickpocket Gallery, Vasco Pimentel apresenta Akiviru. Transcrevemos um texto de Rui Poças, intitulado Ouvir com os olhos, que nos fala do autor e das suas imagens.


"Foi recentemente, num trabalho que nos juntou em mais uma aventura (do cinema e da vida), que desafiei o Vasco Pimentel a mostrar as suas imagens na galeria.


Eu próprio estava presente quando a maioria dessas fotografias foram feitas e, mais do que delas, muito falamos daqueles que as habitam, de como há fotografias cuja justeza e legitimidade se deve por vezes bem mais aos retratados do que ao retratista, e ainda da forma como as pessoas longe do contexto se relacionam com essas imagens. Algumas dessas fotografias foram sendo publicadas no Facebook à medida que a rodagem do filme se desenrolava. As reacções escritas das pessoas que estavam longe da vibrante Zambézia onde nos encontrávamos foram sendo inevitavelmente motivo de proliferas conversas visitadas pelo Ryszard Kapuściński, pelo Herman Melville ou pelo Philip K Dick, e outros que tiraram o melhor da experiência do mundo ao contrário, sob o acolhedor céu estrelado africano. As imagens, como sempre, geravam considerações que eram disparadas para bem longe, para logo voltarem para tão perto de nós que até se sentia o seu calor, como se a sua presença existisse de forma física. As imagens, como sempre, alimentam ideias. E às ideias, ninguém as pára.


Saltear a presença, no modesto espaço da galeria, de fotógrafos assumidos com convites feitos a não-fotógrafos (o que será isto?) foi desde o inicio um dos objectivos a que me propus. Nesse sentido, trazer às paredes da galeria alguém cuja dedicação profissional é aparentemente longínqua do trabalho sobre a imagem, sempre me pareceu irresistível e praticamente obrigatório. Pois, aqui está um Vasco Pimentel fotógrafo espontâneo, que às tantas se viu fotógrafo porque as imagens que fez foram sendo feitas por um aparelho para ouvir (um telefone portátil).


São imagens belas. E, no silêncio em que vivem, são imagens para se falar. Penso que é esse o seu primeiríssimo e fundamental valor."


Rui Poças (Pickpocket Gallery)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.