sexta-feira, 12 de março de 2010

BES Photo

O BES Photo tem vindo a marcar a fotografia portuguesa nos últimos anos. Constitui uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo e visa premiar artistas de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, por trabalhos desenvolvidos no domínio fotográfico.

A edição deste ano é uma das exposições mais pedagógicas que nos últimos tempos vi. Isto porque nos “obriga” a ver as imagens e não falar delas a propósito do que vimos na net ou nas páginas de um jornal, como de resto é frequente. Na realidade, aquelas imagens que impressas num jornal ou numa revista, nos parecem tão “normais” são, vistas “olhos nos olhos”, de uma força espantosa, de uma sensibilidade que se regista e de uma interacção com o publico que é de referenciar. Os trabalhos de André Cepeda, Filipa César e Patrícia Almeida, presentes no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, são consequência de uma selecção feita por um júri composto pelos críticos de arte e comissários Delfim Sardo, Miguel von Hafe Pérez e Nuno Crespo com base nas exposições que os artistas realizaram o ano passado.

A exposição abre com os trabalhos de Patrícia Almeida, que surpreendem pela qualidade laboratorial das impressões, quer em papel, quer em duratram. São imagens simples, onde transparece um prazer pessoal de fotografar a par com uma moderna utilização da cor.

Já André Cepeda surpreende pela força de cada imagem, traduzida numa tridimensionalidade que demonstra um domínio técnico notável. Exemplo disso é a sua primeira imagem na exposição, em que os objectos retratados traduzem essa tridimensionalidade ao ponto de apetecer mexer neles, na imagem, de apanhar aquelas garrafas de água ou as respectivas tampas…, sentindo-se o espaço e os objectos, algo que se vê igualmente nas colunas de som sobre a parede ou no bonsai. E este é um aspecto de registar nesta exposição, já que falar destas imagens a partir daquilo que vemos impresso ou no écran de um computador, como por vezes se assiste na net, não traduz minimamente aquilo que vemos nas imagens que estão expostas. Daí esta exposição comportar o seu lado pedagógico.

André Cepeda foi escolhido por Ontem, exposição da Galeria ZDB, e River, na Galeria Pedro Cera. O júri considerou que havia "consistência de apresentação" nos dois projectos, que retratam realidades e contextos sociais, e viu neles "um amadurecimento notável das formas expressivas do autor". Na realidade, quando olhamos para o percurso deste autor desde a Bienal de Cascais em 2000, ou os Encontros de Fotografia de Coimbra, também em 2000, vemos uma aproximação muito mais erudita à fotografia contemporânea em paralelo com o acentuar da imagem casual e descomprometida.

Quanto ao trabalho de Filipa César destaque para o lado perturbador deste trabalho, que num primeiro momento nos leva a hesitar entre a fotografia e o cinema, hesitação essa que constitui a mais valia do seu projecto, mostrando assim que no campo artístico não são precisas soluções rebuscadas para se ser criativo e inovador.Refira-se que Filipa César foi seleccionada pelos projectos Le Passeur, na Fundação Ellipse; Rapport/ Raccord, na Galeria Distrito Cuatro, em Madrid, e The Four Chambered Heart, na Galeria Cristina Guerra, em Lisboa. O júri apontou "as qualidades fílmicas de documentário" do projecto Le Passeur e destacou nele "o olhar fotográfico consciente da tradição retratística do fotógrafo", considerando que esta relação está também bem explícita nos outros projectos da artista. Refira-se ainda que a exposição Portobello, apresentada na Galeria ZDB e no Art Allgarve 2009, valeu a Patrícia Almeida a nomeação para o BesPhoto. Neste caso o júri realçou "o olhar pessoal e atento da artista sobre um contexto social específico".

Destaque ainda para a montagem da exposição, bem pensada e onde as informações de galeria são cuidadas. Quando fazemos o caminho de volta para sairmos da exposição há uma imagem de Patrícia Almeida (a última) extraordinariamente bem enquadrada na arquitectura do espaço. Juntemos a isto uma cuidada informação de quais as séries presentes, da tiragem, das provas de autor e das provas de exposição. Uma lição para quem quer fazer uma exposição séria. Acompanhada de um catálogo, na linha gráfica das edições anteriores, a exposição estará patente até 4 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.