segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Cidade da Muralha

exposições divulgação

Chama-se A Cidade da Muralha e é uma exposição de fotografias provenientes da Colecção de Fotografia da Muralha. É uma proposta de deriva por Guimarães, desde os finais do século XIX até aos anos sessenta do século XX – os limites temporais das imagens da Coleção.

Esta abordagem às imagens explora a relação de possibilidades infinitas que os Arquivos sempre oferecem: neste caso, mostra-se uma Cidade em cinco grandes segmentos, todos eles narrativos, imaginários e relacionais: mostra-se uma Guimarães que já não se vê mais, por força das transformações do espaço público, passeia-se pela cidade feita de pessoas nas suas festas, ofícios e cultos; entra-se numa cidade feita de possíveis narrativas, apresenta-se um grupo de imagens tiradas praticamente do mesmo ponto de vista - constata-se o tempo a passar no regresso dos fotógrafos aos lugares já fotografados e sai-se de cena com a cidade a refazer-se, a ganhar uma forma que ainda hoje é palpável.

A Cidade da Muralha é a primeira exposição do Reimaginar Guimarães um projecto de identificação, conservação e partilha de acervos fotográficos documentais da ou sobre a cidade de Guimarães. A sua linha de actuação é a identificação de espólios, sua conservação pela limpeza, digitalização e classificação, e partilha quer através da criação de um Arquivo Fotográfico online, acessível em www.reimaginar.org, quer através de exposições e edições. O Reimaginar Guimarães tem por base a Coleção de Fotografia da Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património, estando, porém, aberto a outras colecções, relações e instituições.

A Coleção de Fotografia da Muralha é composta por cerca de seis mil originais, maioritariamente negativos em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro – mas também negativos em película de gelatino-brometo de prata -, provienentes de espólios fotográficos das casas Foto Eléctrica-Moderna & Foto Moderna (1910-1987), adquiridos em dois momentos distintos nos anos oitenta do século passado.

A exposição está patente até 29 de janeiro no CAAA – Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura, na Rua Padre Augusto Borges de Sá, em Guimarães. Há visitas comentadas para grupos e mais informações podem ser vistas em http://reimaginar.oof.pt/reimaginar.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.