sábado, 3 de abril de 2010

Obras de referência dos Museus da Madeira

Ver boas exposições, mesmo que não sejam exclusivamente de fotografia, é sempre uma forma de educarmos a nossa visão e, indirectamente, aprendermos fotografia. Por isso não podia perder os últimos dias da exposição Obras de Referência dos Museus da Madeira, presente por mais alguns dias na Galeria do Rei D. Luis I, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

É uma excelente exposição, mostrando o que de melhor existe nos museus madeirenses, quer em arte sacra, quer em pintura ou mobiliário e, claro está, em fotografia. Bem concebida, sob o ponto de vista da arquitectura do espaço, exemplar no plano informativo e do rigor histórico, é igualmente uma exposição sedutora na parte destinada à fotografia, representada pelas duas grandes famílias de fotógrafos madeirenses, os Vicentes e os Perestrellos, além de outros como João Francisco Camacho ou René Masset. Para além das imagens presentes constituírem um excelente retrato social e cultural da Madeira de finais do século XIX e inícios do século XX, trata-se também de uma prestação exemplar da Photographia-Museu Vicentes, demonstrativo de como um museu de fotografia se pode integrar numa iniciativa mais vasta na sua dimensão e artísticamente abrangente. Juntemos a isto a qualidade das reproduções, a dimensão adequada das imagens, o cuidado com a legendagem e até uma forma expositiva que, destacando-se do resto da exposição, não deixa de se harmonizar com ela.

Por fim uma palavra para o excelente catálogo publicado, onde no caso particular da fotografia, não é esquecido o papel artístico dos fotógrafos presentes, existindo igualmente uma pequena biografia de alguns deles. Esta exposição deixa em aberto uma outra questão:- para quando uma exposição, em Lisboa, num local nobre, da História e dos fotógrafos da Madeira?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.