quinta-feira, 19 de agosto de 2010

19 de Agosto - dia mundial da fotografia

Dia 19 de Agosto é o dia mundial da fotografia e dos fotógrafos. O porquê desta data reside nos primórdios da actividade fotográfica, quando a fotografia ainda não se chamava fotografia.

À invenção da fotografia estão ligados os nomes de Niépce, Daguerre e Talbot, o primeiro dos quais não chegou com vida ao dia em que a nova forma de registar os objectos e as pessoas. A primeira divulgação deste novo método de registo ocorreu em 7 de Janeiro de 1839, sendo feita na Academia das Ciências de Paris por François Arago. Em Portugal a primeira notícia da nova invenção, que permitia “desenhar com luz”, é dada em Fevereiro de 1839, no jornal O Panorama, sob o título Revolução nas Artes do Desenho. O anúncio oficial do novo invento viria a ser feito numa sessão conjunta da Academia das Ciências de Paris e da Academia de Belas Artes, em 19 de Agosto de 1839. Ao momento ficou ligado o nome de Arago, que apostou na importância da nova invenção para projectar perante o mundo o nome da França e da sua cultura. O Estado francês adquiria a patente e oferecia-a ao mundo para utilização livre, ao mesmo tempo que concedia a Louis Daguerre uma pensão vitalícia. Simultaneamente William Fox Talbot divulga os seus “desenhos fotogénicos”, um sistema de negativo-positivo usando o papel como negativo.

Muitos outros ficaram ligados a estes primeiros tempos da imagem fotográfica, como Herschel, que descobre a importância do hiposulfito de sódio na fixação das imagens, Hippolyte Bayard e muitos outros. No seu início o sistema francês, a daguerreotipia, impôs-se como predominante, pela abordagem comercial de Daguerre, pelo facto de a sua apresentação ser mais próxima dos “miniaturistas” , pelo peso político e cultural da França do século XIX e ainda pelo facto de ter muito boa qualidade fotográfica, pesem embora os seus aspectos negativos – a imagem via-se em negativo e em positivo conforme o ângulo, registava mal (ou não registava mesmo) o movimento e era uma imagem única que não possibilitava múltiplos. O sistema inglês, designado de talbotipia ou calotipia, tinha a seu favor o facto de ter um negativo, em papel, leve e barato, que produzia os positivos que fossem necessário. Era a origem do sistema negativo-positivo ainda hoje usado. No entanto, os seus primeiros passos foram difíceis pelo impacto do sistema françês, pela personalidade fechada de Talbot e pelo facto de o papel, que constituía o negativo passar para o positivo as marcas das fibras que o constituíam. Durante mais de uma década, inclusivé em Portugal, coexistiram os dois sistemas. A superação dos inconvenientes atrás referidos por parte da calotipia ditou o seu desenvolvimento e a morte do daguerreotipo, conservando-se este como técnica alternativa ainda hoje. Popularizava-se a expressão fotografia, em detrimento da daguerreotipia ou da calotipia, que desapareciam e ficava para a História o dia 19 de Agosto como dia mundial da fotografia.

2 comentários:

  1. excelente blog. vê-se que por aqui se aprende alguma coisa.
    obrigado.

    luis carlos

    ResponderEliminar
  2. Partilhando a opinião do Luís Carlos: por aqui se aprende muito...

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.