quinta-feira, 7 de abril de 2011

Man Ray na Sotheby's

noticiário

Quarta feira passada, dia 6, uma fotografia de Man Ray (1890-1976), intitulada "Photomontage with Nude and Studio Light", avaliada entre 100 e 150.000 dólares, foi vendida num leilão da Sotheby"s, em Nova Iorque, por 410.500 dólares (cerca de 287.200 euros) convertendo-se na obra mais cara vendida nesse leilão.

A fotografia foi criada em 1933 por Man Ray, fotógrafo que sempre se preocupou em abordar a fotografia de forma diversificada esteticamente, que aliás era adepto da arte enquanto forma abrangente de expressão e que centrou muito do seu trabalho na experimentação. Daí também a sua contribuição para movimentos como o dadaísmo ou o surrealismo, com Luis Buñuel, Salvador Dalí e André Breton, artistas que retratou.

Foram ainda estrelas deste leilão algumas imagens de Ansel Adams, Edouard Weston, William Garnett, Ruth Bernhard, Manuel Àlvarez Bravo, Baron Adolf de mayer, Paul Strand, Alfred Stieglitz, e Flor Garduño, entre outros nomes conhecidos da História da Fotografia ou do circuito de galerias.

O leilão, com fotografias de artistas do século XIX como Mathew Brady ou Timothy O'Sullivan, passando por contemporâneos como Peter Brad, arrecadou um total de 5,6 milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros).

2 comentários:

  1. "A fotografia foi criada em 1993 por Man Ray" é gralha, não é?
    Cumps.
    Paulo F

    ResponderEliminar
  2. O nosso leitor Paulo F tem toda a razão e já rectificámos. Na realidade esta imagem tem, segundo o catálogo da Soyheby's, escrito no verso a lápis "Rue Campagne Primiére", assinatura e data, de 1933, e não 1993.

    Ao Paulo F o nosso obrigado pela rectificação.

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.