sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia (em Portugal)



opinião

Cumpriu-se há dias mais um Dia Mundial da Fotografia. E cumpriu-se com todo o folclore associado a um comemorativo dia mundial de qualquer coisa.

Foi também há dias que chegou ao conhecimento desta Associação a queixa do fotografo Paulo Simões. Uma queixa simples. Fez uma fotografia, de uma guitarra, colocou-a numa página pessoal na internet e até colocou a indicação de Direitos de Autor reservados e bem identificados. Uma boa imagem, feita com boa execução técnica, bem enquadrada, com uma boa luz e... com um tema que serve para ilustrar muita coisa, num pais de fado.

A internet é tão maravilhosa quanto preversa. Agora até permite identificar o uso abusivo de uma imagem e... qual o espanto, quando o fotografo se depara com diversas entidades a usarem a mesma imagem em tudo quanto é iniciativa de fado. Será que quem utiliza uma fotografia, por norma alguém ligado à imagem não tem consciência da ilegalidade que está a cometer quando usa abusivamente essa fotografia?

Podem argumentar que algumas dessas entidades não tinham conhecimento de que as imagens foram usadas abusivamente, mas então actuem contra esses gabinetes de design, de imagem ou lá o que forem por abuso de confiança. Até a Câmara Municipal de Lisboa enviou as Boas Festas aos seus funcionários com a fotografia em causa. Algumas entidades até se deram ao luxo de juntar outros elementos para compor a imagem final. Era bom que todas as entidades que usaram esta imagem, pelo menos, pedissem desculpa ao fotografo. Que pelo menos tivessem vergonha por terem sido usadas (admito a sua boa fé), mas que corrijam as suas cautelas e a sua cultura. Aqui fica a lista de entidades e iniciativas para se lembrarem de pedir desculpa e para sua vergonha

Câmara Municipal de Lisboa - “Postal de Natal”, que António Costa enviou via e-mail a todos os funcionários da CML

Biblioteca Municipal Palácio Galveias – Lisboa Fadista

FestiMaiorca

Junta de Freguesia de Alfragide

Centro Artístico Albicastrense

II Gala de Fados Entretenga

Sport Club Alcaçovense

Câmara Municipal Vila Franca - Prémio Carlos Paredes

II Grande Gala do Fado - Rádio Campanário – Vila Viçosa

Alandroal a cantar

Liga Social e Cultural Campos do LIZ

Antena 1 – Fado – RTP

Cruz Vermelha Portuguesa de Castelo Branco

Biblioteca Instrução e Recreio – Valado dos Frades

Vila Franca do Rosário – 5ª grande noite de fados

Nada disto é novo. Ainda há dias uma autarca se admirava de ter de pagar uma fotografia a usar num cartaz. Tal nunca lhe tinha acontecido. As fotografias normalmente caíam do céu. Quanto a este assunto, está a ser avaliado por um gabinete de advogados, que lhe dará a devida sequência.

Entretanto, cumpriu-se mais um Dia Mundial da Fotografia.


9 comentários:

  1. Infelizmente, é coisa que não me choca... Cada vez mais se apanha disso. Todos os dias é um. A culpa, em parte, é também dos pseudo-amadores (eu também sou amador) que em troca de verem as suas "obras de arte" espelhadas num cartaz da junta de freguesia lá da terrinha, dão as fotos, o c* e cinco tostões, e ainda acham que estão a fazer uma grande coisa. Habituam mal essa gente, que depois fica espantada por ter de pagar fotografias...

    Recentemente fui severamente criticado num forum da especialidade, por alertar as pessoas para a bandalheira e falta de respeito pelos autores que são as maratonas fotográficas que "obrigam" os participantes a ceder os direitos (gratuitamente, obvio) das fotos ao participar. Parece que para "aparecer" tudo vale a pena, até encher os bolsos de empresas que são "geridas" por gente que ganha num mês mais do que qualquer fotografo em 2 anos.

    Imagino, aliás, pelo desenrolar do assunto fico com a certeza de que não será o caso do autor em questão, pelo que lhe desejo a melhor das sortes com esta situação.

    ResponderEliminar
  2. Ao Paulo Simões, votos de boa resolução deste conjunto de utilizações abusivas!

    Vamos divulgar este artigo na nossa página de FaceBook.

    Ainda assim continuaremos a tornar público o nosso trabalho e, para estes casos, seguiremos este passo do Paulo.

    Cumprimentos,
    Hugo Bertini
    Rita Bertini

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente este tipo de coisas é o pão nosso de cada dia nesta bandalheira em que está transformado o país (não sei se o problema será apenas por cá).Qualquer concurso (a maioria das vezes apoiado por entidades que se deveriam no mínimo cingir à legalidade) nos seus regulamentos prevê uma cláusula onde obriga o autor a ceder graciosamente o direito de reprodução da sua obra. Uma óptima maneira de se conseguir matar dois coelhos de uma só vez; por um lado arranja-se ao preço da uva mijona um acervo sobre determinado tema, por outro,poupa-se na contratação de um profissional que se formou, paga os seus impostos e faz os seus descontos.
    Só espero é que o senhor Paulo Simões leve isto adiante e seja recercido económicamente por este roubo (deixemo-nos de "paninhos frios" que outro nome esta atitude não tem).

    ResponderEliminar
  4. Muita gente ainda não compreende o conceito de que por estar na internet, não significa que se possa usar livremente.

    Já partilhei o link no Facebook.. Pode ser que ajude algumas pessoas a compreender...

    deim in forumfotografia.net

    ResponderEliminar
  5. Se ainda fossem miudos ou coisa que o valha, ainda conseguia ter alguma indulgência. Entidades públicadas que compreendem o conceito dos DA e outros...é imperdoável.

    CRF in forumfotografia.net

    ResponderEliminar
  6. É lamentável, de facto.

    Quem produziu este material, sejam gabinetes de design, de imagem, de relações externas, deviam saber, têm que saber e sabem, pelas suas precisas funções, que esta situação é ilegal, e menos ainda podem invocar o desconhecimento. (art.º 6.º do Código Civil, penso que ainda se mantém).

    Por último um pequeníssimo reparo ao vosso escrito, que pela vossa qualidade ao nível de textos, quer pela vossa "institucionalidade" inerente, não fica bem, a acentuação aguda de um "a" quando a mesma tem que ser grave (3.º parágrafo).

    diogon in forumfotografia.net

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,

    Enquanto chefe do Gabinete de Informação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, gostaria de esclarecer que apresentámos as nossas desculpas directamente ao Sr. Paulo Simões pelo sucedido.

    Este teve a delicadeza de prontamente nos autorizar a utilizar a sua foto na imagem gráfica do Prémio Carlos Paredes de 2011, assegurando a Autarquia a referência ao autor da foto em todos os materiais que venha a produzir neste âmbito, o que pode desde logo ser verificado aqui: http://www3.cm-vfxira.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=85170&noticiaId=84210&pastaNoticiasReqId=79325

    Cumprimentos,
    Filomena Serrazina

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, o meu agradecimento à APAF pelo interesse na divulgação desta situação.

    Esta é de facto a realidade que temos, em função do deficit de cultura e respeito a que vamos assistindo aqui pelo nosso burgo.

    Convêm salvaguardar neste momento que, tanto a Biblioteca Municipal Palácio Galveias como a Câmara Municipal de Vila Franca, após o meu telefonema a questionar a utilização da imagem, pediram desculpas e com o meu consentimento, dado que num caso o evento estava a decorrer e noutro não dava tempo alterar os suportes de divulgação, acabaram por colocar o meu nome como autor da foto, não deixando no entanto de terem abusivamente, numa primeira fase, utilizado a foto sem minha autorização.

    Como devem de calcular as desculpas não enchem barriga.

    Por tal facto, deixei de telefonar para as entidades a questionar onde tinham obtido autorização para utilizarem a minha imagem, dado que as desculpas são sempre as mesmas, mas o pagamento nunca apareceu como forma de rectificar a ilegalidade.

    A situação segue neste momento os normais trâmites jurídicos.

    ResponderEliminar
  9. Ainda que com alguns meses de atraso, não resisti a deixar por aqui o endereço que se segue, como demonstração da pouca vergonha que grassa pelo mundo das artes e dos "artistas", bem revelador da má fé e do pouco respeito que a fotografia merece quase dois séculos após o seu nascimento.

    http://www.artinfo.com/news/story/38716/did-bob-dylan-rip-off-classic-photos-for-his-gagosian-show-see-the-evidence/

    ResponderEliminar

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.