sábado, 5 de novembro de 2011

Hipstamatic impressões

exposições crítica

Até hoje, sábado, pode também ver no Porto uma interessante exposição fotográfica baseada na exploração de novas tecnologias da imagem, da autoria de Adelino Marques, Carlos Vilela e Paulo F.

Hipstamatic – impressões, apresenta-se na Galeria / Oficina Porta 22, na rua do ferraz 22, um local onde se respira o velho espírito associativo de fotografia e de partilha de conhecimentos, hoje tão raro neste meio. É um local de convívio de fotógrafos, que nos recorda esse passado glorioso mas que nos afasta do nivelamento por baixo que era timbre de outras épocas. Na realidade, quem entra no espaço depara-se com uma apresentação que conjuga os antigos equipamentos com uma decoração a gosto, com uma exposição bem montada, mesmo que com meios simples, e tudo isto sustentado em conhecimentos e experiência fotográfica que assentam em alicerces já com muitos anos. Dá gosto entrar naquele espaço que se tornou o espaço de referência do coletivo/associação f4 – efequatro, criado em 2008.

Voltando á exposição, a Hipstamatic é uma aplicação de fotografia digital para o iPhone da Apple, usando a câmara do telemóvel para executar enquadramentos quadrados aos quais se aplicam filtros de software que simulam imagens executadas com máquinas de filme e onde o utilizador pode escolher diversos efeitos que são apresentados na aplicação como "lentes", "filmes" e "flashes". A aplicação Hipstamatic é baseada na 100 Hipstamatic, desenvolvida no início de 1980 e é uma opção usada num campo da fotografia de autor por quem é adepto das novas tecnologias no campo da imagem.

Refira-se o cuidado posto na apresentação das imagens, não apenas formal, mas também em termos de mancha visual, e refira-se ainda a consistência estética manifestada por alguns dos autores, alguns deles que remontam ao velhinho grupo If, que marcou a fotografia portuense há uns anos atrás. Realce ainda para a coerência estética do conjunto que cada autor apresenta. Como já se disse, dá gosto entrar naquele espaço!

1 comentário:

Todos os comentários serão previamente aprovados pelo autor do blog.