sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Uma imagem, um autor - João Paulo Barrinha


Esta imagem pertence a uma série que está ainda no início. Com ela, pretendo pegar em referências de imagens tipo postal ilustrado (neste caso, a casinha bonitinha com janelinha típica) e desconstruí-las. Resolvi chamar a esta série colecção de anti-postais ilustrados, precisamente porque, além das referências à imagem tipo postal, pretendo que a série se venha a desenvolver ao sabor da vida, como uma verdadeira colecção de imagens que me vão surgindo, quais objectos encontrados ao acaso.

A história desta imagem:- há algum tempo que o contraste entre o ar abandonado e ao mesmo tempo arranjadinho desta casa, me estava a chamar a atenção. Há aqui um jogo de elementos contraditórios que há muito exploro em trabalhos meus, daí o meu interesse. Até que, certa vez, a resolvi fotografar ainda sem ter uma ideia completamente formada acerca do sentido que pretendia dar às imagens... Esse mesmo sentido surgiu-me só depois, com uma outra imagem que me reportou ao famoso
cliché das silhuetas ao pôr-do-sol, imagem essa que passou a ser a primeira da minha "colecção". Pouco tempo depois dessas primeiras fotografias, um grafiteiro (ao qual deixo aqui o meu agradecimento) compreendendo brilhantemente o que aquela parede lhe "pedia", resolveu inscrever-lhe o seu estado-de-alma, acabando assim, por me proporcionar uma parte importante da matéria-prima para realizar esta segunda série de imagens... Finalmente, e no caso desta imagem em particular, quando estava a fotografar apareceu um casal de turistas que me ajudou a criar o moment décisif.